11 de mai. de 2010

Quiche de Queijo e Calabresinhas


Atendendo a pedidos dos meus amigos do orkut que viram a foto, mas queriam a receitinha, estou postando hoje. Na verdade parece uma "Quichique", mas é simplesmente muito fácil de fazer, além de ser uma receita "barata", com um bom rendimento, e o melhor de tudo...DELICIOSA!!!
No dia que fiz esta quiche, recebí amigos queridos aqui em casa, e eu amo caprichar pros meus amigos, não apenas pra estes especificamente, mas com certeza para aqueles que eu amo e tem um lugar muito especial na minha vida. Meditando nisto, pude perceber como sou rodeada de verdadeiros amigos, pessoas que me amam, e que eu também amo muito, algumas estão muito perto, outras estão longe dos olhos, mas com certeza são amadas na mesma intensidade. E percebi que, de alguma maneira, todas elas foram colocadas em minha vida por causa do amor de Deus, da graça contida no evangelho, e das conexões divinas que Deus nos prepara ao longo dos nossos dias. Eu não preciso de um milhão de amigos, (como diz em uma certa canção por ai), os que tenho valem muito mais que um milhão deles, não sei se são muitos ou se são poucos, o que me importa não é a quantidade que tenho, mas a qualidade do amor que sentimos uns pelos outros. E realmente, tenho convicção de que este amor veio e permanece porque é da parte de Deus! "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17"
Agora vamos á receita:
Ingredientes da massa:
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 06 colheres de sopa de manteiga gelada em pedaços (utilizei um tablete de margarina de uso culinário)
  • 01 gema de ovo
  • 1/3 colher (chá) de sal (não coloquei sal, já tinha sal na margarina)
  • 4 colheres (sopa) de água fria


Recheio:
  • 01 copo de iogurte natural (200 grs.) - utilisei o desnatado, mas na receita pedia integral
  • 01 lata de creme de leite (300 grs.) - foi com soro e tudo!
  • 04 ovos (e ainda juntei a clara do ovo da massa que apenas pedia a gema, sem desperdícios!!!)
  • 03 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (ai ai ai... coloquei o pacote todo de 50 grs.)
  • 01 pacote de calabresa fininha (cortada em rodelinhas bem fininhas)
  • 200 grs. de queijo mussarela cortado em cubinhos (utilizei queijo meia cura que minha mãe havia trazido de Minas)
  • 1/2 colher (chá) de sal (não coloquei, já tem sal na calabresa!)
  • orégano á gosto
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas fatiadas (sem caroço), utilizei as verdes.
Modo de Preparo:
Numa tigela misture a farinha com o sal, e vá adicionando a manteiga aos poucos, misturando com a ponta dos dedos (sem mexer muito), até formar uma farofa. Adicione a gema, e a água e misture rapidamente até ober uma massa lisa, forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removivel. (se preferir abra a massa com o rolo, mas eu fui achatando com a mão mesmo, e cobrindo o fundo da forma e as laterais). Reserve.
Para o recheio, bata no liquidificador o iogurte, o creme de leite, os ovos (e a clara que sobrou da massa), sal, queijo parmesão. Ponha a mistura do liquidificador numa tigela e adicione o queijo picadinho, as calabresinhas, as azeitonas e o oregano. Misture bem. Despeje a mistura do recheio (fica bem líquido) na forma com a massa. Salpique mais um pouco e oregano por cima! Leve ao forno médio (180oC) e deixe assar até que a quiche esteja bem coradinha e o recheio esteja firme.
Depois basta retirar o aro da forma e servir a quiche quente ou fria! Pois dos dois jeitos ela é deliciosa.
Coloco mais algumas fotinhas abaixo dos amigos que saborearam conosco do prato. Bon Apetit!
Ananiel, Chris e Bia
A mesa posta! (servi a quiche com uma saladinha verde, e de entrada um caldinho de bacalhau, para acompanhá-lo pãozinho integral quentinho com manteiguinha... depois postarei as receitas dos acompanhamentos!)
E olha esta foto ai abaixo gente... não é minha não! Foi a minha amiga Pra. Débora Mota que com a minha receitinha fez a quiche abaixo e me enviou a foto! Parabéns Dé querida, ficou lindo d+, e eu estou mega orgulhosa :) Obrigada! beijinhos.

E essa foto aqui embaixo foi da quiche que a minha querida amiga e irmã, Pra. Débora Parisi fez pra família dela! Parabéns amiga, tá linda, e deve ter ficado deliciosa!