9 de jul de 2010

Arroz doce com toque cítrico

Alguns prazeres são tão simples e baratos que muitas vezes acabamos por nos "esquecer" deles. Fazia muito tempo que eu não fazia um arroz doce, mas nestes dias "juninos" me deu uma vontade louca de comer um bem quentinho e cheirando a canela! E o melhor de tudo é que foi super simples de fazer, e mais simples ainda de devora-lo. Bom, pensando nisto... comecei a me lembrar da simplicidade que é o evangelho, e de como os Cristãos fazem questão de complicá-lo. Tenho visto muitos cristãos agirem de acordo com "o que melhor convém" no momento. Outros andando por "aparência", iludindo-se com o que "parece ser bom", mas... como já dizem por ai há muito tempo: As aparências enganam! Nem sempre o belo, o de marca, o que parece ser rico, é o bom. Há muitas riquezas nos simples e humildes de coração, pois eles são como o Mestre - Jesus! Um dia fui numa "doceria", um lugarzinho que eu amoooo ir, sempre que vou lá como o mesmo doce, camafeu de nozes! Hummm, mas neste dia eu escolhi um diferente, o doce era "muito bonito", mas quando comi o gosto era horrível, seco, gorduroso, enfim... Me enganei por sua bela aparência! E acabei pedindo um camafeu de nozes, pois não podia sair de lá sem devorar um bem delicioso!
A mensagem que quero deixar pra você hoje juntamente com esta receitinha, é que você não deve desprezar as coisas simples da vida, e nem tampouco a simplicidade do evangelho, viva cada dia com o desejo de cumprir o chamado de Deus para tua vida, ainda que seja um pequeno gesto como dizer: Deus te abençoe! para a caixa do supermercado, pode ser que este gesto tão singelo, mas mui poderoso mude a vida dela!
Bom, o arroz doce da foto estava muito bom (modéstia bem a parte!), e matei a minha vontade de comer esta delicia simplinha de tudo! :)
Vamos á receita:

Ingredientes (para 10 porções):
  • 1 1/2 medida de arroz
  • 1 lt. de água
  • cravo e canela em pau á gosto
  • 1 vidro de leite de coco light
  • 1 lata de leite condensado (pode ser o light também)
  • 1 caixinha de creme de leite (se preferir pode substituir pelo de soja)
  • raspas da casca de 1 laranja
  • canela em pó a gosto
Modo de Preparo:
Numa panela, coloque o arroz, a água, o cravo e a canela, e deixe cozinhar bem em fogo baixo até o arroz ficar bem macio (á água vai quase secar). Em seguida, acrescente o leite de coco e o leite condensado, as raspas da laranja e deixe apurar um pouco, acrescente o creme de leite, incorpore bem e apague o fogo. Transfira para um bonito refratário, e salpique canela em pó á gosto. E bon apetit!

Obs.: Apesar de não levar açúcar o doce fica por conta do leite condensado, ele fica bem caudulento, mas depois de esfriar um pouco ele engrossa, porisso não deixe engrossar muito o caldo. Pode ser servido quente ou frio, eu gosto quentinho, mas meu maridão adora comer bem geladinho!