5 de jan. de 2012

Cuscuz de Tapioca




A primeira vez que comi este doce, foi numa feirinha de artesanato e culinária na cidade de Praia Grande, litoral Sul de São Paulo, é uma receita do nordeste do Brasil, e desde a primeira vez que a comi, queria muito a receita, nunca encontrava em São Paulo alguém que a soubesse fazer, e neste tempo o Google ainda não existia (kkkkkk), então só podia comer este doce quando ia á Praia Grande, mas um dia olhando revistas de culinária numa banca de jornal, eis que me deparo com a foto do doce na capa! É claro que comprei a revista, tratei de ir numa boa casa do norte pra comprar a farinha de tapioca (hoje já vende em qualquer supermercado), e desde então este doce virou tradição, sempre faço... bom, apesar que ultimamente devido aos kilos "adicionados" ao longo dos anos a minha estrutura óssea (kkkkk), já não faço com tanta freqüência, pois é impossível comer apenas um pedaço! Principalmente porque é regado a muito leite condensado.

Depois de um tempo descobri que este doce pode mudar o nome de acordo com a região onde é feito, alguns o chamam de bolo de tapioca e outros de cuscuz de tapioca.
Faça esta receita e colha muitos elogios depois! Meu maridão ama este doce!

Deixo um versículo bíblico para sua edificação:
Assim também quer induzir-te da angústia para um lugar espaçoso, em que não há aperto; e as iguarias da tua mesa serão cheias de gordura. Jó 36:16

Deus quer te tirar de toda situação de angústia e te levar a lugares altos, onde a presença dele te fartará, e você comerá das delicias da mesa do Senhor!
Bon Apetit.



Receita:

Ingredientes

  • 3 xícaras de leite
  • 2 xícaras de leite de coco
  • 500g de farinha de tapioca
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 pacote de coco em flocos hidratado com 1/2 xícara de leite morno
  • 1 lata de leite condensado

Preparo:


Aqueça o leite e o leite de coco numa panela até o ponto de fervura (é quando aparecem bolinhas na lateral da panela).
Numa tigela funda, acrescente os leites, a tapioca, o açúcar e metade do coco ralado, e o sal. Misture bem e deixe repousar por no mínimo 30 minutos ou ate que a tapioca absorva todo o liquido. Unte com margarina e polvilhe o restante do coco ralado uma forma de bolo de buraco no meio, despeje a massa de tapioca ainda meia amolecida, deixe repousar até que o líquido seja todo absorvido e desenforme, sirva as fatias regadas de leite condensado na hora de comer (á gosto) huuuummmmm

15 porções
265 calorias cada porção
 Obs. A tapioca é a goma  da mandioca (polvilho) que passa por um processo de aquecimento que faz com que a goma se aglutine, virando pequenas bolinhas.