25 de abr. de 2010

Perna de carneiro com mini cebolas carameladas


Mais uma receitinha com carneiro... eu já disse que não sou fã desta carne, mas meu marido ama, então faço para agradá-lo, e é claro que sempre tem "uns penetras" pra ajudá-lo a comer. Apesar de não apreciar a carne, é o prato que eu procuro caprichar mais, e procuro sempre tentar inovar, com alguns temperinhos diferentes, porque fico muito feliz quando vejo a carinha de prazer de meu esposo ao desfrutar desta carne!
E também ele me dá uns bons elogios, e fica tão bonzinho que vale muito a pena todo o trabalho hehehe.
As vezes fazemos coisas que não gostamos de fazer. Mas na verdade, se fizermos até o que não gostamos com esmero e boa vontade, o resultado será surpreendente. As vezes Deus nos pede coisas que a princípio não nos parecem ser "boas", nem tampouco "prazerosas", mas se formos obedientes, e fizermos com dedicação e empenho, com certeza o resultado será algo prazeroso, pra nós e pra Deus. Faça tudo o que Ele te pede, com amor, pois você colherá e receberá o galardão do teu trabalho.
Então vamos a receita!

Ingredientes: (para 02 á 04 pessoas, dependendo de quem come!!!)
um pernil de carneiro de aproximadamente 02 kilos (ou um pouco mais)
01 kilo de mini cebolas (descascadas)
1/2 xícara de chá de açúcar
vinagre, pimenta do reino e sal á gosto

Marinada:
01 garrafa de vinho tinto (seco de preferencia)
01 cabeça de alho
01 cebola grande
02 ramos grandes de manjericão roxo (usei o da minha hortinha caseira)
01 maço de hortelã (também usei as da minha horta)
01 xícara (de chá) de salsinha com cebolinha
02 talos de salsão
01 pimentão vermelho (sem sementes)
05 pimentas dedo de moça (não tirei as sementes pois eram pequeninas, e também da minha horta!!! hehe)
1/2 xícara de azeite
sal á gosto

Modo de preparo:
Numa assaderia coloque o pernil de carneiro já limpo, faça perfurações em toda a carne para que penetre bem o tempero da marinada. Num mixer ou liquidificador bata os temperos, com o azeite (menos o vinho). Derrame meia garrafa do vinho sobre a carne, regando bem dos dois lados, depois besunte bem a carne com o tempero batido (em ambos os lados), e emseguida regue com o restante do vinho. Deixe a carne marinar pelo menos 12 horas (vá virando a carne para que ambos os lados fiquem bem regadinhos com o tempero). Leve ao forno para assar em forno médio pré-aquecido na mesma assadeira coberta com papel alumínio, vá regando a carne de vez em quando com o molho da marinada, se começar a secar muito vá adicionando um pouco de água morna até que a carne cozinhe e fique macia, depois tire o papel alumínio e deixe dourar, sempre regando com o caldo da marinada.
Numa frigideira grande, coloque o açúcar para caramelar, quando estiver bem douradinho junte as mini cebolas e regue com vinagre, tempere com sal e pimenta do reino, e cubra com uma tampa e deixe cozinhar em fogo baixo até que as cebolas fiquem macias. Se perceber que começa a secar o caldo, vá acrescentando água morna aos poucos, não deixe secar o líquido. Quando as cebolas estiverem macias, retire a tampa e ai sim deixe secar um pouco do liquido e quando começar a engrossar como um caramelo, desligue e envolva bem as cebolas neste caramelo. Coloque a carne assada numa travessa e em volta coloque as cebolas carameladas, eu utilizei as folhas do salsão para decorar. E o resultado você pode conferir nas fotos abaixo: