3 de dez de 2012

Diri ak Pwa (arroz com feijão preto)



Versículo para meditação: 
Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!   Salmos 33:12

CHEGUEI AO HAITI UM ANO APÓS O TERREMOTO QUE HAVIA DEVASTADO A NAÇÃO, ME DEPAREI COM UMA REALIDADE QUE ATÉ ENTÃO É DESCONHECIDA POR NÓS BRASILERIOS, APESAR DE JÁ TER ACONTECIDO VÁRIAS TRAGÉDIAS EM NOSSO PAÍS, CREIO QUE NENHUMA DELAS TEVE A PROPORÇÃO DESTE EVENTO CATASTRÓFICO NO HAITI. É CLARO TAMBÉM, QUE AS CONDIÇÕES DO PAÍS JÁ ERAM ANTES DO TERREMOTO DE UMA REALIDADE DEVASTADORA, PELA MISÉRIA, POBREZA, E FALTA DE RECURSOS BÁSICOS, ÁGUA PARA BEBER, SANEAMENTO BÁSICO, ESGOTOS, COLETA DE LIXO, HOSPITAIS, ESCOLAS E ETC...
MAS, CONFESSO QUE FOI A MELHOR VIAGEM DE TODA MINHA VIDA. NÃO PELO O QUE EU FIZ LÁ, MAS SIM PELO O QUE O HAITI E SEU POVO LINDO FEZ EM MINHA VIDA, EM MEU CORAÇÃO.

VI CRIANÇAS SEDENTAS (ÀS VEZES ESTÃO SEM ÁGUA PARA BEBER HÁ 3 DIAS), COMPARTILHEI UMA GARRAFINHA DE 500 ML DE ÁGUA COM OUTRAS 10 OU 15 CRIANÇAS, CADA UMA DAVA UM GOLE E COMPARTILHAVA COM O "IRMÃO" AO LADO.

VI CRIANÇAS TÃO SOFRIDAS, DAREM BEIJOS E ABRAÇOS CHEIOS DE AMOR A DESCONHECIDOS.

VI CRIANÇAS ENCANTADAS COM A DIFERENÇÃ DA COR DE MINHA PELE, COM O MEU CABELO, COM AS MINHAS UNHAS, SEM ME SENTIR DISCRIMINADA, OU REJEITADA, ELAS ME AMARAM, APESAR DAS DIFERENÇAS.

VI QUE TENHO MUITO MAIS DO QUE PRECISO PARA VIVER E SER FELIZ!

VI CRIANÇAS ÓRFÃS, DE PAI, DE MÃE, DE AMBOS, DE FAMILIA, DE UM GOVERNO QUE SE IMPORTE COM ELAS, E ORFÃS DE UM FUTURO...

VI MUITOS SORRISOS, DE PESSOAS QUE APARENTEMENTE NÃO TEM MOTIVOS PARA SORRIR.

VI SOLDADOS BRASILEIROS, AMANDO E CUIDANDO DE UMA NAÇÃO, QUE NÃO É A SUA PÁTRIA NATAL. MAS, AMANDO AO PROXIMO INDEPENDENTE DE QUALQUER RECOMPENSA.

VI PESSOAS SEM FORÇAS, OU ÂNIMO PARA PROSSEGUIR, SEM ESPERANÇAS... VI PESSOAS APENAS VIVENDO.

MAS, EM TUDO ISTO, VI O AMOR DE DEUS POR ELAS, VI QUE DEUS TEM UM FUTURO DE ESPERANÇA E PAZ, VI QUE AINDA NO CAOS, DEUS PODE FAZER UM NOVO CAMINHO, E VI QUE NAQUELE LUGAR HAVIAM HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS, APAIXONADOS POR DEUS E POR BUSCÁ-LO.

VI JOVENS QUERENDO TRANSFORMAR A NAÇÃO HAITIANA, E VI QUE EM DEUS ELES PODEM FAZER MUITO!

VI A ESPERANÇA, VI O AMOR, E VI QUE POR MAIS QUE EU ME DOE PELO MEU PRÓXIMO, NUNCA CHEGAREI AO NÍVEL DE DOAÇÃO PERFEITA, QUE É A DOAÇÃO DE DEUS, QUANDO DEU SEU ÚNICO FILHO JESUS CRISTO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ, NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.

EU AMO O HAITI, E SEU POVO LINDO, E ESPERO EM DEUS UM DIA VOLTAR LÁ E VER A RECONSTRUÇÃO DESTA NAÇÃO, DESTE POVO, DESTAS CRIANÇAS, PELO PODER DE DEUS!



Diri ak Pwa (arroz com feijão preto), comida haitiana  o prato do dia a dia dos haitianos.

Eu aprendi lá com eles como fazer.





 
Ingredientes:

* Feijão preto,
* Arroz,
* cebola, alho, salsinha/cebolinha, gengibre ralado, cravo.
* e um temperinho tipo caldo knorr, que é típico de lá (este eu comprei lá e trouxe pra gravar o quadro)



Modo de Preparar


Leve água para ferver (um litro e meio). Adicione o feijão preto e cozinhar por 1 ½ horas. (ou ate que esteja cozido e macio, mas sem desmanchar, os grãos precisam estar inteiros), caso precise, vá acrescentando água quente ao cozimento do feijão.
Escorra o feijão, reservando o liquido do cozimento, e reserve.

Leve uma panela com óleo ao fogo, e refogue a cebola, o alho, o gengibre, e o cravo, Coloque o arroz no fogo e mexa até ficar bem fritinho. Adicionar líquido do cozimento do feijão reservado e o tempero para feijão, e deixe ferver, mexendo ás vezes. Adicione o feijão antes de a água começar a evaporar. Reduza o fogo, tampe e cozinhe até a água evaporar toda e o arroz estiver macio (cozido), em repouso por 20 minutos.
No final, acrescente a cebolinha e a salsinha picada despeje sobre uma travessa bonita e sirva acompanhado de banana da terra frita, e a carne de sua preferencia para acompanhar, ou um bom ovinho frito.


Veja algumas imagens da Viagem!